Temporada de Festas, Sobreposição de Datas e Previsões para 2019


Artigo Rodrigo Mu

Quem realiza o planejamento estratégico do varejo sabe que o fim do ano é o período mais movimentado. Sendo responsável por uma parte importante do faturamento anual, as principais redes do varejo supermercadista não medem esforços em logística, marketing, compras e de recursos humanos para gerar boas experiências de compras aos shoppers e consumidores.


Gosto de considerar a Temporada de Festas o período que vai de Outubro a Fevereiro. Nestes meses, temos um acúmulo de datas comemorativas de alto impacto no varejo. Algumas muito tradicionais e outras em franca expansão no cenário nacional.


Datas de Destaque para o Final de Ano

Dia das Crianças (12/10)

Festividade tradicional focado em segmentos relacionados à infância: brinquedos, video games, instrumentos musicais, livros etc. Nos últimos anos, ações voltadas aos jovens adultos também cresceram: linhas de roupas com pegada anos 90, board games e o setor de informática.

Categorias em Destaque: Brinquedos, Doces e Material Escolar.


Halloween (31/10)

O Dia das Bruxas é uma das principais datas comemorativas nos Estados Unidos. No Brasil a data começa a ser relevante. Envolvendo, principalmente, a parte de doces e fantasias, o Halloween é uma grande oportunidade para investir na ambientação de loja e ativações de marcas específicas desta data.


Por sua proximidade com o Dia das Crianças, muitas redes do varejo alimentar (supermercados, atacados e conveniência) reutilizam categorias para estas datas e reduzir custos. Doces como balas, chocolates e marshmallows são produtos com duração prolongada e podem atender demandas de ambas as datas. Fantasias, brinquedos e algumas decorações também podem ser aplicadas às duas datas.

Categorias em Destaque: Doces, Bazar (decoração) e Bebidas.


Dia do Supermercado (12/11)

Uma data com pouco apelo comercial, porém sua importância é muito grande. Diversas redes já utilizam esta data para comemorações internas e ações de endomarketing. Por exemplo: premiações de vendas, comemorações de jubilados, destaques do ano e demonstração do planejamento ou conquistas da rede no ano.


Esta data comemorativa é de grande importância para gerar engajamento e união entre os colaboradores para a reta final de ano. Sua rede realizou alguma ação nesta data?

Categorias em Destaque: Não aplicável.


Black Friday (23/11)

Abraçada pelos brasileiros, a Black Friday cresce a cada ano. Com foco diverso e dividido entre online e offline, a Black Friday possui um comportamento único dentre todas as outras datas comemorativas: os consumidores buscam produtos para si mesmos.


Diferente do Natal, Dia das Crianças ou Páscoa, nesta data os consumidores buscam produtos que atendam dificuldades próprias. Por isso, a venda de eletrodomésticos, eletroportáteis e bens de consumo duráveis são muito buscados nesta época.


Vale o destaque, também, para a adaptação da Black Friday ao comportamento de consumo dos brasileiros. Enquanto nos Estados Unidos a Black Friday é um dia (24h) de promoções, o varejo no Brasil adotou temas como Black Week, Black November e até Quinzena de Black Friday. Esta mudança se dá em função do comportamento consultivo do brasileiro frente a grandes aquisições: a necessidade de buscar preços, negociar e buscar referências que validem a reputação da sua rede.


Uma dica de ouro para o seu negócio na Black Friday: não crie falsas promoções. O consumidor é inteligente e conectado, se você subir seu preço para cobrar “metade do dobro”, as chances de uma repercussão negativa é muito grande. Não arrisque, faça promoções verdadeiras e aprenda com cases de sucesso como Magazine Luiza e Colombo.

Categorias em Destaque: Eletrodomésticos, Eletroportáteis, Televisores, Condições Especiais em Produtos Diversos.


Cyber Monday (26/11)

Praticamente exclusiva de e-commerces, a Cyber Monday é um “resquício” da Black Friday. No Brasil, destaca-se a venda de livros e jogos de video games. Grandes varejos como Lojas Colombo, Ponto Frio e Americanas trabalham muito bem esta data utilizando o tendência omnichannel ao seu favor: “compre no site e retire em loja”.

Categorias em Destaque: Livraria/Escolar, Eletroportáteis e “Sobras” da Black Friday.


Início do Verão (21/12)

O Solstício de Verão desencadeia diversas campanhas e ativações de marca importantes no varejo. Desde a crescente venda de acessórios de praia como cadeira, guarda sol e coolers, à protetor solar, shampoos, condicionadores especiais e outros produtos de higiene e proteção.

Categorias em Destaque: Bazar (cadeiras de praia, guarda sol…), Higiene Pessoal e Bebidas.


Natal (24 e 25/12)

Uma das datas mais esperadas pelo varejo. O Natal mobiliza grandes esforços de marketing e trade marketing por parte da indústria e o varejo vem crescendo seus investimentos diretos ano após ano. Mesclando presentes e produtos para a ceia de Natal, esta é a data que mais oferece oportunidades e exige planejamento para execução.

Categorias em Destaque: Alimentos da Época, Brinquedos, Bazar e Bebidas.


Ano Novo (31/12)

Muito semelhante ao Natal, o Ano Novo movimenta muito o varejo em busca de bebidas, decoração e comidas específicas das datas. Vale a pena observar as cores do ano que virá para investir certo na reposição de estoque de produtos.

Categorias em Destaque: Bebidas, Alimentos da Época e Bazar (decoração, fogos - se permitidos).


Carnaval (05/03)

Esta data vem mudando ao longo dos últimos anos. O Carnaval não mais se resume a uma semana de comemorações. A partir de Novembro, diversos blocos já levam sua música e foliões para as ruas das principais capitais do Brasil. Sua rede está acompanhando a mudança de comportamento nesta data?

Categorias em Destaque: Bebidas e Bazar (decorações, fantasias e maquiagens).


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Você deve ter notado que estas datas são próximas e sobrepõe o planejamento uma da outra. Black Friday e Cyber Monday, Dia das Crianças e Halloween, Natal e Ano Novo. Datas comemorativas muito próximas que afetam diretamente o planejamento da sua rede.


Sobreposição de Datas é como denominamos o planejamento de datas muito próximas. No varejo, sempre foi um problema para redes supermercadistas. Exigindo grande organização que apenas os maiores players do setor conseguiam. O investimento em processos de Trade Marketing permite que sua rede - independente do tamanho ou número de lojas - esteja apta a captar novos recursos junto aos fornecedores para executar ações e ativações impactantes ao shopper . Fornecendo, assim, uma experiência de compra diferenciada para cada data comemorativa.


Em 2019, acreditamos que algumas datas tendem a aumentar sua importância. A partir de comportamentos analisados este ano, listamos algumas das datas com maior potencial para sua rede.

Previsões de Datas para 2019

Saint Patrick’s Day (17/03)

A data que celebra a morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda é a mais importante comemoração do país. No Brasil, sua importância e comemorações vêm crescendo de maneira exponencial. Ela se caracteriza por ser uma comemoração diurna, de rua e pelas roupas verdes e brancas. O consumo de cervejas especiais, artesanais e verdes impulsionam as vendas nesta data.


Single’s Day (11/11)

Criado nos anos 90 no China, o Dia dos Solteiros se tornou a data mais importante para o varejo mundial. Em 2017, a Alibaba “quebrou a internet” com a incrível marca de 25 Bilhões de Dólares faturados em 24h de promoções.


Este “boom” vai gerar impacto direto no planejamento anual do varejo a nível mundial. Até este ano, a data se manteve presa à China mas, em 2019, devemos ver alguns e-commerces mundiais adotando esta comemoração como um “aquecimento de black friday”. No varejo físico, esta data pode ser ainda mais efetiva, impulsionando a venda de aparelhos como Smartvs, Computadores e Notebooks, Smartphones e outros aparelhos de tecnologia.


Green Monday (Primeira segunda de dezembro)

Criada pela Amazon americana, a “Segunda Verde” é uma data extremamente logística. O tema dela é “compre para chegar até o Natal”. Se a sua rede possui um programa de pontos ou CRM, ou então aceita encomenda ceias, a Green Monday pode ser uma grande oportunidade para otimizar seu planejamento de compras para o Natal. Servindo como "termômetro" das vendas na semana do Natal.


Boxing Day (26/12)

Sabe aquele produto que você vendeu e foi devolvido? O Boxing Day é uma oportunidade que o varejo americano encontrou para reduzir as perdas por devoluções e desistências. Trata-se de uma revenda de produtos abertos ou sem embalagem com descontos especiais. Acredito que o aumento dos supermercados e farmácias no ambiente digital (aplicativos de entrega, e-commerces de produtos e produtos de marketplaces), o varejo brasileiro em 2019 tende a agregar esta que já é muito importante nos Estados Unidos.

O Calendário Promocional é o material de apoio necessário para o varejo se habilitar aos investimentos da indústria. Organizar as demandas dos setores de compras, negociações com fornecedores, atuação da equipe em loja e ações de marketing são etapas fundamentais para realizar ações bem planejadas e com impacto real em vendas.


A Linkker é especialista em trade marketing para varejos. A partir de um sistema Saas de gestão podemos desenvolver calendários promocionais que contribuem para a organização e gestão do trade marketing da sua empresa. O resultado é significativo no relacionamento com indústrias e fornecedores e na experiência de compra do shopper.

Agende uma conversa com um dos nossos especialistas em trade marketing para varejos. Envie um e-mail para contato@linkker.com .br e inscreva-se na nossa Newsletter.


Trade Marketing Varejo Datas Comemorativas

Rodrigo Mu

Analista de Marketing Digital e entusiasta do Trade Marketing!

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